sábado, 27 de julho de 2013

De onde vem o nome Bíblia Sagrada?

Você já se perguntou como o nome Bíblia foi atribuído ao livro mais sagrado e importante de todos os tempos?
Para que possamos entender como isso ocorreu vamos ter que voltar no tempo e recorrer a uma planta muito antiga, o Papiro. O papiro é típico do Egito e é a mais antiga matéria prima utilizada para fabricação de papel.
Planta Papiro

Eles (egípcios) cortavam o seu caule e a partir dele faziam tiras, essas tiras eram trançadas ainda molhadas e deixadas ao sol para secar, depois de secas formavam o papel.

Folha de Papiro

O papiro foi cultivado e exportado pelos Egípcios para o mundo inteiro, e ao contrario do que a maioria pensa ele não era muito barato. Para você ter uma ideia uma rolo de papiro custaria cerca de 8 Dracmas, que era equivalente a mais de uma semana de trabalho de um trabalhador braçal bem remunerado na época.
Mas você deve estar se perguntando o que isso tudo tem a ver com o nome Bíblia? É que o caule do papiro era chamado de BYBLOS e por consequência também era o nome dado ao rolo de papel que equivalia a um livro na época. Quem inventou o papiro foram os Egípcios mais quem deu o nome a tudo isso foram os gregos. Acredita-se que o nome Byblos foi dado devido à cidade fenícia BIBLOS que exportava o papiro na época.
Para entendermos melhor: No Grego antigo Byblos era o nome tanto do caule do papiro quanto do rolo de papiro. No grego antigo para denominar algo no plural não era acrescentado o “s” como no português e sim a letra “a”, sabe-se que Byblion significava Livrinhos, logo Byblia teria o significado de livrinhos ou coleção de livrinhos. Pronto! Matamos a charada, o nome grego Byblia passou para o Latim e depois para o português. E foi assim que esse maravilhoso livro ficou conhecido BIBLIA.

Agora vamos para mais algumas curiosidades, a Bíblia Sagrada foi o primeiro livro impresso no mundo ocidental, ela foi impressa por volta de 1450 na cidade de MAINZ na Alemanha por Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg ou simplesmente Johannes Gutenberg tido pela maioria como o Inventor da imprensa. Quando Gutenberg expos sua ideia de imprimir a Bíblia foi tido como louco por muitos, pois isso seria quase que humanamente impossível para a tecnologia da época. Pra você ter uma ideia, para imprimir uma única pagina Gutenberg teria que arrumar todas as letras e se assegurar que todas estavam em seu devido lugar. Agora pare e pense, para imprimir apenas uma bíblia seria necessário no mínimo 1000 paginas, logo é fácil pensar que Gutenberg e seus impressores morreriam antes mesmo de terminar. Mas Gutenberg queria (muito) e trabalhou arduamente por 8 anos e conseguiu o impossível: Imprimiu 180 Bíblias, um feito extraordinário para a historia da humanidade. Segundo historiadores a primeira frase que Gutenberg imprimiu em sua maquina foi “Pai nosso que estas no Céu”, como o papiro já estava em desuso na época Gutenberg utilizou folhas de Pergaminho para realizar a impressão. O pergaminho é feito de pele de animais e estima-se que para imprimir as 30 primeiras Bíblias foram utilizadas cerca de 5000 cabras! Isso mesmo amigo, 5000! Então para imprimir todas as 180 Bíblias foram utilizadas cerca de 30.000 cabras!
Gutenberg e sua Maquina de Impressão
Uma das 180 Bíblias Impressas


A Bíblia hoje se encontra traduzida em mais de 2.565 línguas, parece muito né? Mas não é, no mundo existe hoje cerca de 6.850 línguas catalogadas pela Sociedade Internacional de Linguística, pois é existem cerca de 350 milhões de pessoas se comunicando em 2078 idiomas que precisam com urgência de ler a palavra do nosso Salvador.
Portanto, você amigo leitor que tem a oportunidade de conhecer a palavra de Deus, de se aproximar mais do Espirito Santo não deixe essa oportunidade de lado, conheça mais da palavra de Deus, busque sempre mais o Conhecimento e esse é o meu objeto com esse blog, poder levar a você que busca a VERDADEIRA PALAVRA um pouco mais de cultura e conhecimento Bíblico.
Esse foi o primeiro o meu primeiro Post e agradeço a você por reservar 10 minutos do seu tempo para lê-lo, espero que Deus e o Espirito Santo continue me dando a inspiração para continuar a escrever, nos veremos novamente em breve! Não esqueça de deixar seu comentário!

...Aquele que crê em Mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores... João 14:12

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...